Programa de Fortalecimento da Representação das Microempresas e Empreendedores Individuais - PROMEI MAIS

A Confederação Nacional das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte – COMICRO é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, de âmbito nacional, que há mais de 20 anos atua na representação das microempresas, empresas de pequeno porte e, desde 2008, dos microempreendedores individuais, formando o Sistema COMICRO-FEMICRO-AMICRO.


Tem como um de seus principais objetivos representar e defender os interesses das entidades filiadas, e em especial, os direitos e aspirações dos pequenos negócios, sempre na busca de um ambiente propício para o desenvolvimento e crescimento deste segmento.


Visando atender este objetivo, a COMICRO desenvolveu o Programa de Fortalecimento da Representação das Microempresas e Empreendedores Individuais (PROMEI), projeto este que desde o princípio contou com o apoio técnico e financeiro do SEBRAE/NA.


O referido programa, ao longo dos anos, apresentou avanços estratégicos no atendimento às microempresas e empreendedores individuais, com evolução de ações caracterizada por quatro fases:


1ª (primeira) fase: caracterizada pela realização de eventos visando à aproximação da clientela e geração de visibilidade institucional.


2ª (segunda) fase: caracterizada pela realização de eventos e introdução de capacitações, tanto para os dirigentes do Sistema COMICRO-FEMICRO-AMICRO, como para os pequenos negócios.


3ª (terceira) fase: nesta fase, além de eventos e capacitações, ocorreu a adoção de estratégias e metodologias para atuação em apoio local, junto a empreendedores localizados em periferias de regiões metropolitanas e municípios de médio porte.


4ª (quarta) fase: a presença local estabelecida na terceira fase demonstrou a necessidade de um atendimento melhor qualificado e para isso introduziu-se como estratégia a ampliação de parcerias, o aperfeiçoamento do modelo de governança e o aprimoramento da atuação em redes de apoio local para atendimento das demandas empresariais.


Ressalta-se que, ao longo desses anos foram realizadas 4.100 ações, envolvendo eventos, treinamentos, capacitações, missões associativas e atendimentos. Nestas ações foram beneficiadas 111.703 pessoas, contabilizadas por participações, entre dirigentes, potenciais empresários e pequenos negócios.


Além das ações realizadas e público-alvo atendido, outro indicador importante foi a evolução do quantitativo de estados que aderiram e participaram de ações do PROMEI e que nas últimas edições chegou a 66%, num total de 18 estados.


Neste contexto, a presente proposta configura-se como mais inovadora, uma vez que, além de dar continuidade à estratégia de presença local, atendimento de demandas e formação de agendas compartilhadas, terá como foco o fortalecimento dos pequenos negócios através de estruturação de redes de negócios com uso de tecnologias.